sábado, 19 de dezembro de 2009

Tudo na mesma


Após quase 15 dias de reuniões e outras coisas do género a cimeira de Copenhaga vai terminar como começou: uma mão vazia de boas intenções... Mais uma vez se prova que quem manda no nosso planeta azul, em vias de ficar, a modos que, castanho são os mais ricos e poderosos. Aparentemente, se nada se alterar, nos próximos 50 anos vamos assistir a um aumento do nível médio das águas do mar, longos períodos de ausência de precipitação, assim como períodos de precipitação fortes e curtos no tempo. Assistiremos a um aumento médio da temperatura do ar (cerca de 1º), aumento esse que para além, e como já referi, a um aumento do nível médio das águas do mar mas também ao desaparecimento de algumas espécies, entre elas o nosso amigo urso polar.
Será que neste mundo global e globalizado não será possível fazer algo para que estas alterações climáticas não aconteçam? Talvez seja, mas a vontade é pouca ou nenhuma e é pouca porque cada vez mais as pessoas são egoísta, egocêntricas, cobardes e acima de tudo cada vez mais se sentem, impotentes, sem poder, sentem que o poder está em meia dúzia de burocratas que a seu bel prazer governam este pequeno quanto do universo. Qual seria a solução? Não sei, mas talvez se cada um de nós tomasse sentido a pequenas coisas no nosso dia a dia a coisas talvez ainda tivessem retorno.
A única coisa de boa é que o natal esta à porta e com ele vêm coisas bonitas e saborosas, portanto só há uma coisa a fazer: façam o favor de ser felizes e fiquem com mais uma musica de natal.

Sem comentários: