quarta-feira, 17 de setembro de 2008

€1.299 = $94.35


Pois é nem sempre a matemática é perfeita. Os valores que eu apresento no titulo são respectivamente o preço por litro de gasóleo na nossa querida e amada Galp e a cotação de hoje do barril de petróleo. Quem é que se lembra a que preço estava o barril à cerca de dois meses? Para quem não se lembra chegou muito perto dos $150 e nessa altura o gasóleo chegou a custar perto dos €1.440. Ora bem, se o preço do barril baixou cerca de 38%, porque razão o preço do gasóleo só baixou perto de 8%? Mistério... ninguém sabe, nem mesmo o presidente da BP Portugal que hoje no jornal do meio-dia da SIC meteu os pés pelas mãos ao tentar encontrar desculpas carecas para que os portugueses entendessem a razão dos preços serem tão altos. Uma das desculpas, para mim a melhor, é que o preço dos combustíveis não se reflectem directamente no preço do petróleo!!!, mas os combustíveis não não são o principal produto da refinação do petróleo? Não me digam que também já usam água ou sumo ou ainda vinho do Porto Vintage (pelo menos é de qualidade). O Sr. da BP que me desculpe, mas eu não gosto que me chamem burro, nem sou parvo. Será que este evitar de baixar preços terá ver com a chamada lei "Robin dos Bosques" em que o estado vai buscar uma enorme fatia de impostos aos lucros de grandes empresas? Ou será que assim estas empresas, Galp, Repsol ou BP, iram ter enormes dividendos para dividir pelos seus accionistas? Talvez todas estas hipóteses sejam as certas, mas existe um pequeno problema, se os portugueses deixarem de ter dinheiro para pagar os exagerados preços dos combustíveis, essas empresas não vão ter dividendos para dividir pelos "amigos". O meu maior receio é que os portugueses cheguem a um ponto de tal modo desesperante que comecem a revoltar-se contra este tipo de prepotência e monopólio e que algo de muito mau possa acontecer... Só mais uma coisinha: onde para um organismo, estatal, que dá pelo nome de Autoridade da Concorrência?

Sem comentários: