quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Muppets


Muppets. Para muitas pessoas este nome não lhes diz nada, mas se eu substituir Muppets por Marretas a maioria das pessoas já sabem quem são. Para quem não sabe os Marretas eram e são e vão voltar a ser uns bonecos que davam na velha RTP, em horário nobre. Quem é que não conhece o sapo Cocas, a porca Miss Piggy, o cão pianista Rowlf ( minha personagem preferida), os velhos, Statler e Waldorf, que estavam no camarote e que tudo criticavam (forma antiga de Blog...), enfim um sem numero de personagens que me marcaram na minha infância. Não me posso esquecer do cozinheiro Sueco, que me fazia lembrar o Herman José nos seus primeiros programas, ou seja um caos total. Como estava a dizer, todas estas personagens marcaram a infância do pessoal da minha geração, aquela geração que foi apelidada por um Ministro do Governo do nosso actual PR, de geração rasca só porque era contra a politica educacional desse governo e principalmente pelo aumento exagerado das propinas universitárias. Esta geração rasca tem agora entre 40 e 45 anos e é essa geração, rasca, que põe este país a andar para a frente, pelo menos tenta. Infelizmente também é esta geração que está agora a mais sofrer com a crise económica do país, pois na maior parte dos casos são pessoas de classe media, com um ou dois filhos em idade escolar e com os empréstimos à habitação a meio, ou seja o dito Ministro até acertou no adjectivo, estamos à rasca. É esta geração que tenta a todo custo sobreviver a mais uma crise, pois a cerca de 15/10 anos os juros à habitação estavam igualmente altos, os ordenados baixos, e ao contrario da actual geração, tentávamos a todo custo sair das casas dos nossos pais. Não era por mal, mas a minha geração são os filhos dos anos da liberdade, anos 60/70, ou seja, são filhos daquela época de liberdade e por conseguinte, também nos libertamos mais cedo que a geração actual. Eu até que os entendo. Casas caras, credito à habitação, difícil, emprego, precário ou em muitos casos muito mal pagos. Se eu estivesse na pele desta geração eu também adiava o mais possível a saída de casa dos pais. Pelo menos tinha a certeza que tinha um sitio para dormir e um sitio para comer uma sopa.
Para quem começou a falar de coisas engraçadas estou a acabar com coisas tristes, mas para não pensarem que eu sou uma pessoa sem fé no meu futuro, no futuro da geração rasca e no futuro deste país aqui fica uma pequena maravilha do baú da minha memoria. Já agora aproveito para vos informar que os Marretas vão voltar através da mão da Disney. Será desta que a Miss Piggy irá ter sorte no seu amor pelo sapo Cocas? Estamos cá para ver...

Sem comentários: